terça-feira, 17 de abril de 2012

COMO ADQUIRIR ENTENDIMENTO DE DEUS?


COMO ADQUIRIR ENTENDIMENTO DE DEUS?

Quando damos conta de graves consequências resultantes de falta de entendimento e percebemos que existem benefícios quando se temos tal, procuramos adquiri-lo. Mas o que seria entendimento? Entendimento de acordo com o dicionário priberam significa “1. Faculdade pela qual o espírito se apodera das ideias e as compreende. 2. Inteligência; juízo; razão. 3. Acordo; combinação; transacção. 4. Maneira de pensar. = ENTENDER, OPINIÃO”.
O entendimento é uma necessidade em nossas vidas. Querido leitor, veja abaixo alguns benefícios do entendimento:
(Pv 3:13-18) “Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz. A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado”.
Nota-se que o fruto de se adquirir entendimento se resume em uma vida próspera em tudo. Vida longa, riquezas e honra. A falta de entendimento nos leva a uma vida aleijada e não ter entendimento faz com que caminhemos de forma contrária a vontade de Deus. Veja essa tremenda comparação com a falta de entendimento:
(Sl 32:9) “Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem”.
Isso é muito forte! Uma pessoa sem entendimento é uma pessoa néscia, por isso o salmista pedia a Deus entendimento!
(Sl 119:34) “Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração”.
Através do entendimento podemos andar segundo a palavra de Deus guardando seus mandamentos e como consequência de uma vida de obediência teremos uma vida abundante. Assim aconteceu com Daniel:
(Dn 1:19-20) “O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei. O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino”.
O entendimento que está sendo enfatizado aqui é o que Deus dá. Entendimento para conhecer a sua palavra, seus propósitos. A própria bíblia que não podemos nos apoiar em nosso próprio entendimento: (Pv 3:5) “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento”;
A palavra nos diz em Jeremias 9:23-24:
“Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor”.
Esse entendimento não é adquirido pelo seu intelecto, seminário ou faculdade. Essa compreensão é dada por Deus. A bíblia declara que Deus deu entendimento para Daniel (Daniel 1:17). Assim aconteceu com Davi (1 Cr 28:19), Salomão (1 Rs 3:9), Zacarias (2 Cr 26:5) e muitos outros.
Como adquirir entendimento?
(Sl 119:130) “A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes”.
Escutar, ler e estudar a palavra traz entendimento a nossa vida. A palavra de Deus é viva e eficaz e nos prepara para toda boa obra.
(Pv 4:1) “Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos, e obterão discernimento”.
Ser desobedientes a instrução de nossos pais perderemos entendimento. Muitas vezes por falta de obedecermos aos nossos pais entramos em vários problemas e situações difíceis justamente por ter ignorado a instrução deles. Se quisermos gozar de todos os benefícios do entendimento devemos ser obedientes aos nossos pais, por isso o primeiro mandamento como promessa é:
(Dt 5:16) “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.
Mais um passo para adquirir entendimento:
(Pv 15:32) “Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento”.
Recebendo disciplina e correção recebemos entendimento. Lembre-se que (Hb 12:6) “pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”. Mas se endurecemos nosso coração acontecerá como Paulo escreveu para Éfeso:
(Ef 4:18) “Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações”.
Sem Cristo não há entendimento:
Como filhos de Deus devemos alcançar o entendimento que Deus dá aqueles que receberam a Cristo, pois sem Cristo não entendemos a Deus. A bíblia declara:
(2Co 3:14) “Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido”.
Por que somente em Cristo posso ter entendimento?
(2 Co 4:4) “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.
Em Cristo, temos a mente dele!
(1Co 2:16) “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo”.
Que você possa ainda hoje adquirir entendimento do Pai, de sua palavra, sua vontade, seus propósitos
Shalom!

Fonte: Veja a Postagem Original no Blog do Gabriel Félix



0 comentários:

Postar um comentário