quinta-feira, 8 de março de 2012

O Livro de Gênesis


Gênesis: Propósito e Visão Panorâmica
Propósito
Genesis provê um alicerce essencial para o restante do Pentateuco e para toda a revelação bíblica subsequente. Preserva o único registro fidedigno a respeito dos começos do universo, da humanidade, do casamento, do pecado, das cidades, dos idiomas, das nações, de Israel, e da história da redenção. Foi inscrito de conformidade com o propósito de Deus a fim de dar ao seu povo segundo concerto, tanto do AT quanto do NT, uma compreensão fundamental de si mesmo, da criação, da raça humana, da queda, da morte, do julgamento, do concerto e da promessa da redenção através do descendente de Abraão.

Visão Panorâmica
Gênesis divide-se em duas partes. Primeiro: Os caps 1 – 11 é uma visão geral partindo de Adão até Abraão, e concentra-se em cinco eventos memoráveis. 1) A Criação: Deus criou todas as coisas, inclusive Adão e Eva, os quais Ele colocou no Jardim do Éden(1-2). 2) A Queda: Adão e Eva, pela sua transgressão, introduziram na história humana a maldição do pecado e da morte (cap. 3). 3) Caim e Abel: Esta tragédia colocou em movimento as duas correntes básicas da história:a civilização humanista e um remanescente redentor (4-5). 4) Dilúvio Universal: O mundo antigo se tornará tão iníquo até os tempos da geração de Noé, que Deus o destruiu por meio de um dilúvio universal, e poupou somente o Just Noé e sua família, como remanescentes(6-10). 5) A Torre de Babel: Quando o mundo pós-diluviano unificou-se em torno da idolatria e da rebelião, Deus o dispersou, ao confundir seu idioma e cultura, e ao espalhar a raça humana por toda a terra (cap.11).
Segundo: Os Caps 12-50 registram os começos do povo hebreu e focalizam o continuo propósito divino da redenção, através da vida dos quatro grandes patriarcas de Israel – Abraão, Isaque, Jacó e José. A chamada de Abraão por Deus (cap.12) e o relacionamento pactual de Deus com ele e com seus descendentes, formam o começo de fato da realização do propósito divino concernente ao Redentor e à redenção, na história humana. Gênesis termina com a morte de José e a iminente escravidão de Israel no Egito.
     Ficamos por aqui e semana que vem encerro Gênesis mostrando as características especiais e o cumprimento no novo testamento. Espero que estejam gostando e tenho fé em Deus que um dia teremos muitos comentários e muitas visitas. 

*Fonte: grande parte do texto foi retirada da Bíblia de Estudo Pentecostal.

0 comentários:

Postar um comentário