quinta-feira, 1 de março de 2012

O Livro de Gênesis


O Livro dos começos

A partir de hoje todas as quintas feiras as postagens serão sobre os livros da Bíblia, contarei quem os escreveu, o tempo aproximadamente que o mesmo foi inscrito e o que se encontra no mesmo, então nada, mas do que normal começarmos com o livro de Gênesis, seguiremos a seqüência até Apocalipse.
E bem apropriado Gênesis ser o primeiro livro da Bíblia, por que?
Primeiramente o titulo do livro deriva da primeira palavra do livro: bereshith (no princípio) o titulo Gênesis é tradução do grego, do referido titulo em hebraico, e significa “a origem, fonte, criação, ou começo de alguma coisa”. Gênesis é “o livro dos começos”.
Em nenhuma parte do livro menciona-se o autor do livro. O testemunho do restante da Bíblia, porém, é que Moisés foi o autor de todo o Pentateuco, isto é, os cinco primeiros livros do antigo testamento, e, portanto de Gênesis, algumas referencias que provam isso podem ser vistas em: 1 Reis 2:3, 2 Reis 14:6 entre muitos outros. Além disso, os antigos escritores judaicos e os primeiros dirigentes da igreja são unânimes em testificar que Moisés foi o escritor de Gênesis. Uma vez que o relato de Gêneses e de data anterior a Moisés, o papel deste ao escrever Gênesis foi, em grande parte, reunir sob inspiração do Espírito Santo, todos os registros escritos e orais disponíveis, desde Adão até a morte de José, como os temos hoje preservado em Gênesis. Uma possível indicação de Moisés ter utilizado registros históricos existentes ao escrever Gênesis, e a repetida expressão através do livro: “estas são as gerações de” que no hebraico é lleh toledoth, que admite a tradução: “estas são as historias por” (versículos de Gênesis: 2:4; 5.1; 6.9; 10.1; 11.10 entre muitos outros).
Gênesis registra com exatidão a criação, os começos da história da humanidade e a origem do povo hebreu através de Abraão e dos demais patriarcas. O Senhor Jesus atestou no novo testamento a fidedignidade histórica da Gênesis como Escrituras divinamente inspiradas nas seguintes passagens (Mateus 19. 4-6; 24.37-39; Lucas 11.26-32 entre muitos outros versículos). Sua historicidade continua sendo confirmada pelas descobertas arqueológicas modernas. Moisés foi notavelmente bem preparado, pela sua educação (Atos 7.22) e por Deus, para escrever esse incomparável livro da Bíblia.
Quinta feira que vem (dia 08/03/2012), continuarei mostrando o propósito e a visão panorâmica. Não deixem de acompanhar e comentem, um abraço a todos.

Graça e Paz aos amados Irmãos.

* grande parte do texto foi retirada da Bíblia de Estudo Pentecostal

Um comentário:

  1. Muito boa a iniciativa,creio que ajudará a muitos a melhor entender as questões que envolvem os livros da santa palavra de Deus!

    abç
    Maicon Sousa

    ResponderExcluir