quinta-feira, 29 de março de 2012

Êxodo

Êxodo
Considerações
Êxodo da continuidade à narrativa iniciada em Gênesis. O titulo do livro, deriva da palavra grega exodos (titulo empregado na septuaginta*, a tradução do antigo testamento em grego), que significa “saída” ou “partida”. Refere-se à poderosa libertação de Israel, efetuada por Deus, tirando-o da escravidão do Egito, e à sua partida daquela terra, como povo de Deus.

Introdução
Dois pontos relacionados com o livro de Êxodos têm causado muita controvérsia: a data do êxodo de Israel ao sair do Egito e a autoria do livro. (1) Duas datas diferentes para o êxodo são propostas pelos eruditos. (a) uma “data recuada” (também chamada a data bíblica), derivadas de 1 Reis 6.1. Onde está dito que o êxodo ocorreu 480 anos antes do quarto ano do reinado de Salomão. Esta declaração estabelece a data do êxodo em 1445 a.C. Por outro lado, em Juízes 11.26, Jefté (cerca de 1100 a.C) afirma que Israel ocupara sua própria terra já há 300 anos, o que permite datar a conquista de canaã, assim a conquista fica datada em aproximadamente 1400 a.C. Essa cronologia do Êxodo, a da conquista de Canaã e do período dos Juízes encaixam bem nos eventos datáveis da história dos três primeiros reis de Israel (Saul, Davi e Salomão). (b) Os Críticos liberais da Bíblia propõem uma “data posterior” para o êxodo, em cerca de 1290 a.C., com base em suposições a respeito dos governantes egípcios, bem como uma data arqueológica do século XIII a.C. sobre a destruição de cidades cananéias durante a conquista de Canaã.
(2) Há também discordância entre os eruditos bíblicos conservadores e liberais, no tocante à autoria mosaica do livro de Êxodo. (a) Intérpretes modernos geralmente consideram o livro como uma obra conjunta, preparada por vários escritores e completada num período da história de Israel muito posterior aos tempos de Moisés (Chamada teoria JEDP). (b) Por outro lado, a tradição judaica desde os tempos de Josué (Js 8.31-35), bem como o testemunho de Jesus (Mc 12.26), do cristianismo primitivo, e da erudição conservadora contemporânea, todos atribuem a Moises a origem do livro. Além disso, a evidência interna do livro apóia a autoria de Moisés. Pormenores numerosos em Êxodos indicam que o autor foi testemunha ocular dos eventos registrados no livro. Além disso, trechos do próprio livro dão participação direta de Moisés na sua escrita (êxodo 17.14; 24.4; 34.27).
Sendo assim fica ai amados, que vocês possam aprender um pouco mas com a história de Êxodo.

Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal

0 comentários:

Postar um comentário